domingo, 29 de agosto de 2010

TICs e redes sociais na formação de professores - TV Escola (1 e 2)


Programa Salto Para O Futuro, da TV Escola, do Ministério da Educação. Série Tecnologias Digitais na Educação. Exibido em 01/12/2009. Primeira parte da entrevista com o professor Paulo Francisco Slomp, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://www.ufrgs.br/psicoeduc.
A TV Escola é transmitida pela Internet na página do Ministério da Educação http://portal.mec.gov.br/tvescola e na Rede Nacional de Pesquisa – RNP
http://www.rnp.br/noticias/2009/not-0... Também pode ser sintonizada por antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e na TV por assinatura Sky (canal 27). A Net disponibiliza a TV Brasil, que retransmite o programa Salto Para O Futuro diariamente às 5h50. http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo
O Professor Paulo Francisco Slomp comunica que:
Os professores têm muito se beneficiar com as tecnologias digitais está evoluindo a sociedade, convem que na escola também se aproprie desse sentido que a sociedade está assumindo com a tecnologia devida das relações que a internet oferece de ampliação.
Apresenta a idéia de uma aprendizagem colaborativa pelo uso das tecnologias enriquecendo e ressignificando o trabalho pedagógico.
Comunica que o conhecimento acontece em rede, na capacidade de outras pessoas se consigam reconstruí-lo, sem isso não é conhecimento.
Com as TCIs acorre uma Ampliação das relações sociais assim como conhecimento está relacionado ao social.

Nenhum comentário: