quinta-feira, 6 de agosto de 2009

VI FEIRA DO LIVRO DA ESCOLA PEDRO MACIEL

Escrever sobre a VI FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA PEDRO MACIEL é relatar uma parte de minha vida profissional, pois tudo começou em no mês de março 2004 com a Prof.ª Maria Helena Frantz quando fez uma oficina no projeto de formação continuada dos professores, continua vivo na minha memória a história que começo a formação de um sujeito que consegue fazer que a sua morte ficasse sem consegui-lo leva-lo embora.
Foi desta oportunidade que começamos nossa Primeira Feira do Livro com a presença da própria Maria Helena Frantz e em parceria com a Livraria Nova Geração, na pessoa do Josué, que na oportunidade trouxe junto o escritor Kalunga, fez-se presente a escritora Daiana Dall Ross, que na oportunidade já havia escrito seu primeiro livro A Galinha e os pintinhos, teve, também, na oportunidade a participação da Professora Eloísa, com apresentação de um do livro do Kalunga em forma de dramatização história, e outra participações.
No ano seguinte foi a seguinte organizou novamente a II Feira do Livro.
Na III Feira do Livro esteve presente também o escritor Alex Riegel com a contação da história Alaor, o contador de histórias em: Adeus, Sarita! Apresentação da sua história Adeus, Sarita.
Na IV edição da Feira do Livro esteve presente o Prof. Américo Piovesan, de Ijuí, com lançamento do livro Teco em o segredo porão, para esta oportunidade realizamos a visita prévia na propriedade do Sr. Joaquim Lorenzone, na comunidade da Colônia Santo Antônio, Ijuí, com objetivo de conhecer e reconhecer um espaço e função do porão desta propriedade dando asa a imaginação nas produções preparatória da III feira do Livro.
Na V Feira do Livro se fez presente o Américo Piovesan como livro Teco em: O segredo do coração. Os alunos da Escola juntamente com a Prof.ª Eloísa Borkenhagem fizer apresentação do livro Teco em: O segredo do coração que depois rederam muitas apresentações em locais os quais foram convidados. Também o escritor Celso Gutfried, de Porto Alegre com as obras: Contos, Caminho do Pintor, A primeira Palavra, foi muito importante à presença deste escritor manifestando uma possibilidade de ser a escrita uma poder de liberdade “o papel aceita tudo que se escreve”.
A partir do trabalho desenvolvido pela professora Eloísa com o livro do Teco está se constituindo na escola um grupo de teatro, o qual este ano apresentou a peça A Bruxa apaixonada e o Lobo Fujão, nesta sexta edição de Feira de Livro.
Nesta VI Feira do livro contamos com a presença de Pablo Morenno, de Passo Fundo, com os livros Um Menino Esquisito e Por que os homens não voam? Foi uma experiência impar pela simplicidade e comprometimento com a leitura expressa por Pablo, bem como sua capacidade de percepção e reflexão que conseguiu nos sensibilizar com o tempo que podemos interagir com nós professores e com os alunos.
Os alunos da nossa escola fizeram diversas produções a partir das obras de Pablo entre elas um sarau de Poesia com expressão oral, corporal e visual, coordenados pela Professora Nadir Colling e Eloísa Borkenhagem.
Nos momentos que conversou com os alunos proporcionou alegre, integração e comunicou sua mensagem sobre o fantástico mundo dos livros, e até batizou com água usando um ramo os alunos das séries iniciais com o batismo de leitores. Mas para os alunos de quinta a oitava série começou questionando por que estamos neste mundo? Fez-nos lembra do livro Mundo de Sofia de Johsef, convidou os alunos a cantar, pois tocou violão, a música O que é o que é de Toquinho, mas os alunos pouco participaram com a voz o silêncio foi marcante demonstrado a concentração e interesse do que era apresentado.
Nas avaliações dos alunos sobre a sexta edição da feira identificou o comprometimento e envolvimento nas ações preparatórias, e respeito e integração durante toda feira, colaboraram intensamente com o silencio, pois todo evento não usamos aparelhagem de som, fizeram-se presente na feira, compraram livros.
Trouxeram os pais para participar, também avós, num engajamento com respaldo e consolidação do sucesso que foi a feira, assim como Pablo Morenno escreveu, no seu blog:

Há outras fotos ainda. Só coloquei essas pra que vocês fiquem morrendo de inveja de mim, que tive esta alegria enorme hoje. Um dia vocês serão convidados à Feira do Livro do Pedro Maciel e vão ficar igual ou mais felizes.


Nenhum comentário: